sáb
29
ago
Thelma Tschope

uso de linhaçaLinhaça e seus benefícos.

Linhaça considerada alimento funcional, pois, traz benefícios a saúde e muitos estudos trazem esta comprovação. Sua composição faz com que atue na regulação do sistema imunológico e possui também uma excelente qualidade de gordura, fibra solúvel e insolúvel. Ela contém 35% de óleo, dos quais 55% são ácido graxo ômega-3 (ácido alfa-linolênico), 15 a 18% de ômega-6 (ácido linoléico) e 20% de ácido oléico (ômega-9). Essa proporção ajuda o organismo a ter uma melhor utilização dos mesmos.

Alguns estudos sobre a linhaça:

A cientista Lilian Thompson Universidade de Toronto, no Canadá,comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Este estudo foi apresentado no 6° Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, “trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata”.

No Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição analisa a linhaça com outro enfoque. “Investigamos a segurança no consumo”, conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. A linhaça contém substâncias capazes de prevenir doenças letais, porém, carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Seus estudos mostram que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. “Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso”, diz a pesquisadora, que continua buscando resposta em seus estudos.  (Fonte saude.abril.com.br)

Nutricionistas da UFRJ. Estão testando os efeitos da linhaça no combate à obesidade. Esta pesquisa foi apresentada no Globo Repórter. “Cada participante da pesquisa recebe um plano alimentar individualizado, que ela deve seguir durante três meses. Fazemos consultas quinzenais, quando elas recebem os suplementos alimentares”, explica Glorimar Rosa. Leia a reportagem.

Na sequência, o Globo Repórter recebeu centenas de e-mails com dúvidas dos internautas sobre o uso da linhaça. Creio que seja útil para esclarecer dúvidas, por isso vou repassá-la. O Globo Repórter consultou a nutricionista Sofia Uehara, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participou do programa exibido na última sexta-feira (14) , sobre o modo correto de enriquecer o cardápio do dia a dia com a semente. Ela ressalta as dicas da reportagem que foi ao ar de como a linhaça deve ser ingerida para ajudar a emagrecer. A linhaça é encontrada – em semente ou farinha – em lojas de produtos naturais e supermercados.

É possível preparar farinha de linhaça em casa?– Sim. A pessoa pode triturar a semente de linhaça no liquidificador, obtendo a farinha.

Qual a medida recomendada para a dieta? O nosso grupo de pesquisa tem orientado o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia. Ou, como foi mostrado na reportagem do Globo Repórter, 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturado no suco, leite desnatado ou iogurte 0% de gordura.

Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça? Leite, iogurte, sucos de frutas e fruta amassada.

Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça ou há alguma restrição? Diabéticos e hipertensos podem consumir a semente? Não há restrição. Como pode ser observado na reportagem, o consumo de linhaça associado à dieta hipocalórica [de baixa caloria] favorece a perda de peso. Com a perda de peso, é possível manter o controle da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas. A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas.

De forma geral, como deve ser o cardápio de quem adotar a linhaça no café da manhã? É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica, que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.

Poderá gostar:

É possível emagrecer mesmo comendo doce

Pão caseiro




Autor:
Categoria:
Reportagem
Comentários:
Você pode deixar um comentário, ou um trackback do seu proprio site.
RSS:
Você pode seguir os comentários no RSS 2.0.
Navegação:

29 Comentários to “Uso da Semente de Linhaça”

Deixe seu Comentário

Powered by sweet Captcha

  1. Lazaro ribeiro disse:

    Eu bato duas coleres de sopa no cafe e duas antes de dormi na vitamina de banana com leite desnatado e certo.

  2. Thelma Tschope disse:

    Olá Sonia,
    Obrigada pelo contato. Não faz mal comer a linhaça sem triturar, mas assim o seu efeito não será o esperado, pois o nosso organismo não consegue destruir a casca e os principais nutrientes estão dentro da casca, por isso aconselhamos tritura-las. Assim o nosso organismo consegue absorver melhor os nutrientes.
    Abraços
    Thelma

  3. Sing disse:

    Olá,
    Tenho 1,65 de altura e estou com 115 kg. Preciso eliminar 50 kg e resolvi que não quero mais isso para minha vida. Estou sempre cansada e de mal humor. Durmo mal e sinto muita fome de madrugada.
    Estou muito interessada na linhaça, pois tomei remédio controlado e qdo parei engordei em dobro o que perdi.
    Gostaria de saber as melhores formas de tomar a linhaça. Meu objetivo é perder 5 kg por mês. Já comprei uma esteira e espero retornar para dar boas notícias.

  4. eEliete disse:

    semente de linhaça não triturada causa algum problema .

  5. ELIANE disse:

    OI TUDO BEM,TENHO 42 ANOS JÁ FIZ CIRURGIA DA TIREOIDE TOTAL HÁ 3ANOS E SOFRO MUITO COM FORTES DORES DE CABEÇA,ENXAQUECAS, PREÇÃO ALTA, ENCHAÇOS POR TODO O CORPO,MEU PESO ANTES ERA 60 HOJE 89 NÃO CONSIGO EMAGREÇER AJUDE-ME

  6. Irene disse:

    Olá!!!

    Eu tenho esofagite péptica em gráu b e gostaria de saber se o uso da farinha de linhaça poderia prejudicar meu estômago ainda mais?
    Aproveito a oportunidade para saber informação também sobre a utilização da farinha de feijão branco.
    Obs. Receio utilização de produtos em pó consumidos crú por causa do refluxo gástrico.

  7. Eduardo disse:

    Eu e minha esposa começamos a usar linha 3 vezes ao dia.

    estamos comprando a linhaça dourada, não sei se a outra é a mesma coisa?

  8. sonia braga alves disse:

    gostaria de saber se faz mal comer a linhaça sem triturar , comer a propria semente

  9. Genevieve disse:

    estou tomando o po de feijao branco antes do almoço e antes do jantar, e tomo a semente de linhaça antes do cafe da manha gostaria de saber se posso. utilizar, o po da linhaça e o po de feijao branco. no mesmo dia.
    obrigada.

  10. MARCIA disse:

    OLA MEU MARIDO E HIPERTENSO GOSTARIA DE SABERSE ELE PODE CONSUMIR A LINHAÇA?

  11. Iara disse:

    Olá…a farinha de linhaça comprada pronta tem o mesmo beneficio que a triturada na hora de consumir e qto tempo posso deixar na geladeira sem perder os nutrientes?

  12. Thelma Tschope disse:

    Olá! Tamires,
    Pode consumir a linhaça sem problemas. A semente além de ajudar no bom funcionamento do intestino, também aumenta a saciedade. Pode consumir como tem feito ou triturada, o efeito será o mesmo.
    Grande abraço
    Thelma

  13. jonilson disse:

    como eu fasso pr tomar a linhaça pr perde peso

  14. Tamires disse:

    olá, gostaria de saber se posso fazer uso do óleo de linhaça em cápsula (tomo 1 gr por dia), juntamente com 2 colheres de semente dourada orgãnica, que deixo de molho por uma noite e misturo no cereal matinal. É que ,dessa forma, as sementes auxiliam no bom funcionamento intestinal, uma vez que tenho hipotireidismo.
    Muito grata

  15. Linhaça disse:

    Linhaça – Reportagem na TV!…

    Veja no vídeo no final deste artigo a reportagem exibida em 02/11/09 no Jornal Hoje da Rede Globo sobre os benefícios no consumo da linhaça. Abaixo segue uma transcrição de parte da matéria. Quando consumida em uma dieta balanceada a linhaça ajuda prin…

  16. Linhaça disse:

    Sementes trituradas de linhaça – Farinha…

    A farinha de linhaça nada mais é do que a semente da linhaça triturada. A principal vantagem existente em triturar a semente da linhaça é que isto torna facilita o seu consumo de maneiras ainda mais variadas, como em bolos, tortas e vitaminas. Outra va…

  17. Thelma Tschope disse:

    Oi! Andrea,
    Pode usar sim, você só terá benefícios. Leia o post sobre ração humana.
    Grande abraço
    Thelma

  18. Andrea disse:

    Faço uso da ração humana, será se posso usar junto a linhaça ?

  19. Thelma Tschope disse:

    Olá! Jôsi,
    A linhaça inteira não faz mal, porém consumindo inteira os seus beneficios serão limitados, pois, o nosso organismo não consegue “quebrar”a casca. A parte interna da linhaça é a que nos beneficia. Por isso é importante triturá-las ou comprar-la triturada.
    Espero tê-la ajudado.
    Abraços
    Thelma

  20. jôsi disse:

    OLÁ EU QUERIA SABER SE CONSUMIR A LINHAÇA INTEIRA FAZ MAU, OU SE TEM O MESMO EFEITO QUE A FARINHA.DESDE JÁ OBRIGADA.

  21. Linhaça disse:

    Dieta da linhaça…

    Emagrecer é uma das tarefas mais difíceis nos dias atarefados em que vivemos. Há vários casos de pessoas que emagrecem com dietas desequilibradas e depois voltam a ganhar peso, muitas vezes ficando acima do peso que estavam antes de começar a dieta.  E…

  22. Thelma Tschope disse:

    Olà! Elis,
    O doce realmente é um grande sabotador de qualquer dieta. Se colocar canela e adoçante (aquele que pode ir ao forno) na banana e esquentar no microondas fica uma delicia e engana bem a vontade de comer doce, pode ser maçã se preferir. Mas se a vontade for irresistível, pode optar por doces de frutas em calda (evite a calda), pois, tem menos calorias que doces elaborados com leite e gordura. Mas coma só um pedaço.
    Espero tê-la ajudado.
    Abraços
    Thelma

  23. Elisangela B. Ferreira disse:

    Boa Tarde, ultimamente estou muito anciosa ai fico comendo doce, o que poderia subistituir e que não me engordace?
    Eu tenho 1,68 e estou com 65 kilos e gostaria de estar eliminando 5 kilos.
    Aguardo resposta.

  24. Thelma Tschope disse:

    Ola! Altiva,
    A diabetes é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. Sem a insulina a glicose não entra na célula. Existem dois tipos de diabetes a Tipo 1- Diabetes Mellitus insulinodependente e a do Tipo 2 -Diabetes Mellitus não insulinodependente, esta normalmente relacionada com a obesidade. Por isso é muito importante que tenha um acompanhamento médico e de um nutricionista, pois as orientações tem que ser individualizada.
    Um abraço
    Thelma

  25. Altiva P. R. disse:

    Gostei das perguntas e respostas !e gostaria de saber mais sobre dieta para diabeticos?
    o que pode eo que não pode comer ?
    um diz que as frutas não deve ser batidas no liquidificador,outro ao contrario fala que deve
    eis ai a dúvida?
    um abraço
    Altiva
    17 11 2009

  26. Thelma Tschope disse:

    Ola!Dalva
    O ideal é que você faça o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de linhaça triturada por dia. Esta quantidade é o suficiente para obter os efeitos benéficos da linhaça. O aumento desta quantidade vai aumentar o seu consumo calórico diário.
    Um abraço
    Thelma

  27. Dalva disse:

    eu ouvi numa reportagem de consumir linhaça duas vezes ao dia, e colocando 3 colheres de sopa em cada vez. eu queria saber se pode assim?.
    vou consertar a situação eu tinha certeza q tinha ouvido desse jeito, agora estou em dúvida

  28. Thelma Tschope disse:

    Ola! Susana,
    A linhaça contém ácidos graxos ômega-3 que são antiinflamatórios, antitrombóticos, antireumáticos e reduzem os lipídeos do sangue, tendo propriedades vasodilatadoras. Esses efeitos benéficos atuam na prevenção de doenças cardíacas, da hipertensão, do diabete tipo 2, da artrite reumatóide. “A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas”,(como esta escrito em uma das respostas do post).
    Um abraço
    Thelma

  29. susana yeh disse:

    qual e a efeito d a linhaca no pessoas diabeticos?