Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Shake, vale a pena substituir por uma refeição?

Quando me perguntam se é bom substituir uma refeição por um shake, respondo com uma pergunta.

O que lhe dará mais prazer e saciedade, um shake ou um prato de salada colorida com um file grelhado e uma fruta de sobremesa?

A maioria responde que é o prato de salada. E isso é verdade, quando sentamos a mesa para saborear um prato de alimento a sensação de prazer é muito maior. Quando tomamos shake não degustamos nada e na maioria das vezes nem sentamos a mesa. Então logo sentiremos um vazio e a sensação que esta faltando alguma coisa, mesmo que não estejamos com fome acabamos “beliscando” alguma alimento. Mesmo que nos mantenhamos firmes não conseguiremos manter a “dieta do shake” por muitos dias.

Estou escrevendo sobre shake porque a revista Pro Teste (02/2010) publicou um teste dos shakes e infelizmente os resultados não foram muito favoráveis.

As marcas testadas não têm equilíbrio nutricional, apresentam excesso de proteína e baixo aporte de energia. O consumo balanceado de proteína é fundamental para formação e manutenção dos tecidos do corpo, na síntese de enzimas, etc. Mas seu consumo em excesso, em longo prazo pode acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo. Os Shakes fornecem em média 32% de proteína, o ideal seria que não ultrapassassem 10 a 15% do valor energético total do produto.

Outro achado é que tem muito carboidrato e pouca gordura e fibras. Em uma dieta saudável, mesmo para quem quer emagrecer, a quantidade de carboidrato é de 50 a 60% dos nutrientes da refeição. O consumo de gordura também é importante. O corpo precisa de gorduras para absorver vitaminas e sintetizar hormônios, entre outras funções. Em relação às fibras os shakes deveriam ter 10 gramas de fibra por porção, mas nenhuma marca chega perto disso.

O único ponto positivo dos shakes é em relação às vitaminas e minerais, pois eles apresentam até mais do que exige a lei.

Perder peso não é fácil, porém substituir uma refeição por shakes em longo prazo pode trazer alguns riscos. O ideal é que os shakes substituam um lanche não uma grande refeição, como almoço ou jantar.

O mais importante é adquirir novos hábitos para que a manutenção do peso não seja uma tortura diária. Por isso é muito importante um acompanhamento profissional e a prática de exércitos diários.

Escreva-me contando se teve algum sucesso com shake. Seria bom compartilhar experiências.
Grande abraço!

Fonte:Pro Teste

Poderá gostar:

Sibutramina um alerta!

Será que existe milagre?

Discussão:

17 comentários
  • Madali disse:

    Hellows, e quanto as “Rações Humanas”??? São coisas similares???

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Madali,
      A ração humana é um suplemento, muito bom, pois contém vitaminas. Não aconselho a substituição por uma refeição, pois um prato de salada com file grelhado dará mais saciedade e prazer que a ração humana com suco ou leite. A ração humana acrescentada ao iogurte, suco, frutas ou ao leite pode substituir um lanche sem comprometer a dieta.
      Um abraço
      Thelma

  • Lourdes disse:

    Bom Dia!

    Sou Distribuidora Independente Herbalife e abrir um Espaço Vida Saudável/Caseiro, e posso lhe garantir que já perdir kilos e adquirir massa muscular e sinto-me muito bem, com energia, disposição e saudável. Tenho alguns clientes que fazem nutrição no meu espaço caseiro. Além do mais, tenho negócio de Gastronomia caseira, com alimentação balanceada (não é diéta) e sim, uma proporção sobre medida de alimentos (350g) diária (almoço), que proporciona aos clientes, uma mudança de hábito, com uma refeição saudável e de qualidade. Por tanto, sou uma prova viva que substutuir uma refeição com Shake é opção de cada um, de preferência, que seja o jantar, devido o organismo não trabalhar com a mesma intensidade como no almoço. Nada contra quem não acha bom a substitução da refeição com o Shake, mas que não faça terrorismo contra ele(shake).
    Lourdes
    Belém/Pará

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Lourdes,
      Conheço os produtos da Herbalife e já fiz consumo deles, a qualidade é indiscutível. Eu não sou contra o consumo de Shake, em alguns casos funciona muito bem. Infelizmente o que existe é um abuso, falta de informação a respeito e o mais importante falta de reeducação alimentar. As pessoas fazem consumo do Shake, emagrecem e voltam aos hábitos que as faziam engordar. Você diz tudo que é importante. Além de vender o Shake: “tenho negócio de Gastronomia caseira, com alimentação balanceada (não é dieta) e sim, uma proporção sobre medida de alimentos (350g) diária (almoço), que proporciona aos clientes, uma mudança de hábito, com uma refeição saudável e de qualidade”.
      Não quis fazer “terrorismo” com o meu post, só repassei informações de uma revista que tem muita credibilidade nas suas pesquisas.
      Você esta no caminho certo, ajudando seus clientes com alimentação balanceada. Procure um profissional nutricionista e faça uma parceria, tenho certeza que fará bons negócios.
      Sucesso!
      Obrigada pelo contato.
      Thelma

  • rosangela disse:

    não li a resposta da Lurdes sobre o Herbalife, gostaria de saber oque vc pençs?

  • maggy disse:

    Parabéns pela excelente matéria sobre os shaks,vai servir certamente para abrir os olhos dos desavisados de plantão. Amei, pois estava procurando exatamente esclarecer as dúvidas que tinha para então iniciar uma dieta.
    bjs, valeu.

  • rosangela disse:

    Muito obrigado, estou tentando mudar meus abitos alimentares, mais as vezes é dificil como pouco,
    estou tomando shaks e ja emagreci 5 kilos e estou me centindo bem.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Rosa,
      A mudança de hábito é realmente muito importante. Tente trocar dia sim dia não o shake por um prato de salada bem colorida e um file de frango grelhado e uma fruta de sobremesa. Va fazendo esta troca sempre que possível.
      Um abraço
      Thelma

  • Isamara disse:

    Oláá..estou á procura de informações sobre os Shakes para emagracimento.Tenho uma rotina diaria muito tumultuada.Trabalho longe de casa e não é conveniente trazer almoço, pela falta de estrutura do meu local de trabalho, e também pq não sou muito fã de marmita.
    A partir do momento que comecei a não almoçar e comer “besteirinhas” durante todo o dia engordei certa de 7 quilos em 4 meses.Foi apartir daí que pensei no shake para substituir o meu almoço, e na hora do jantar procurar me alimentar com uma comida leve e saudável.Acho q assim alcançarei bons resultados.Acho o shake uma boa opção.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Isamara,
      Em alguns casos é recomendável substituir uma refeição por um shake, mas como diz a pesquisa feita, seu consumo em excesso, em longo prazo pode acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo. Pelo que me relatou você tem dificuldades de fazer uma refeição no seu trabalho, mas evite tomar shake todos os dias. Na medida do possível tente levar uma refeição na “marmita”, pois durante o dia é importante uma alimentação completa para que possa desempenhar o seu trabalho com mais energia. No meio da tarde prefira alimentos leve como frutas, yogurtes ou sucos e não fique mais de 4 horas sem se alimentar. Quando fizer uma refeição completa no almoço então poderá tomar o shake no jantar.
      Qualquer dúvida me escreva.
      Grande abraço
      Thelma

  • Edilene disse:

    Ola..eu trabalho a tarde por isso não gosto muito de almoçar mas janto direitinho pois tenho muito trabalho pela frente depois que janto..agora comecei a fazer academia e meu professor disse que tenho que almoçar porque todos os dias vou pro serviço sem almoçar..mas não gosto de comer porque me sinto pesada mesmo que seja salada filé e etc..nesse caso posso apenas tomar o shake antes de sair de casa,uma frutinha a tarde e jantar normal a noite???

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Edilene,
      Não sou contra os shakes, porém só devemos substituí-lo por uma refeição quando for totalmente inevitável. O seu professor esta certo, é muito importante que almoce. Procure alimentos que te agradam e coma um pouco. Aumente a quantidade quanto estiver habituada com o almoço. Outra coisa a noite queimamos menos calorias, pois o nosso metabolismo diminui. Leia o post Pouca Comida Emagrece?. Vai esclarecer algumas coisas.
      Grande abraço
      Thelma

  • avany disse:

    li sobre o sheike, eu quando tomo sheike emagreço, mas tbm sinto logo vontade de comer sou cilista e as vz sinto vontade de substituir e ai sinto-me fraca concordo é mehor um refeição balanceada, mas não sei fazer uma dieta pobre em gorura e açulcar, por favo me env algo se poder um abraço…

    • Thelma Tschope disse:

      Olá Avany,
      O shake realmente não acaba com a “vontade de comer”, ele pode sim acabar com a fome. Por isso o ideal é comer um prato de salada bem colorida com um pedaço de carne de preferência grelhada.
      Quando fazemos exercícios necessitamos de energia e esta energia conseguimos dos carboidratos, se fizer uma dieta restrita em carboidratos sentirá fraqueza. O ideal é que faça um acompanhamento com um profissional nutricionista que poderá montar um cardápio individualizado de acordo com suas necessidades. Mas sempre que se exercitar não deixe de comer carboidrato ok!
      abraços
      Thelma

  • Fabrícia Rezende disse:

    Boa tarde,

    Não acredito que um Shake possa substituir uma alimentação saudavel, conforme a matéria, o shake pode ser substituido por um lanche, mas não nas refeições principais.

    Adoro as matérias de vocês.

    Atenciosamente,

    Fabrícia Rezende

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo